Cabeça de cuia - A opção inteligente

Publicidade

Publicado em 23/01/2008 às 14h03

Teste ajuda clubes a selecionar atletas de alto rendimento

Publicidade

Publicidade

Teste ajuda clubes a selecionar atletas de alto rendimento

Agora na hora de selecionar os garotos para as divisões de base, além de observar a qualidade técnica dos futuros atletas nos coletivos, os clubes estão inovando através do exame de DERMATOGLIFIA (teste que revela se as impressões digitais são ou não de um atleta de alto rendimento). A novidade permite aos profissionais terem outros parâmetros, além dos testes de coordenação e resistência, para escolher os melhores jogadores.

Como o número de crianças  e adolescentes aumentando a cada ano nas peneiras das escolinhas de todo País, o exame de dermatoglifia tornou-se indispensável no intuito de potencializar as características dos atletas, possibilitando individualizar os treinamentos logo que algum garoto ingressa na escolinha.

Segundo o doutor em dermatoglifia da Universidade Castelo Branco, Paulo Dantas, somente 3% da população mundial carrega consigo características de atletas de ponta. E, neste caso, a genética torna a seleção de garotos nas divisões de base mais objetiva. Sendo assim, é possível identificar, por exemplo, os níveis de coordenação, força, e velocidade dos  candidatos a craque. 

No Piauí  a novidade já é desenvolvida pelo professor Marco Antonio Leitão, que está desenvolvendo uma pesquisa nessa perspectiva com atletas de futebol de campo. Marcos foi preparador físico da equipe profissional do Parnaíba esporte clube durante a campanha do tri-campeonato estadual em 2004/2005 e 2006.

Atualmente Marcos está fazendo um doutorado em Ciências do Movimento Humano no Paraguai orientado pelo doutor Paulo Dantas, onde defenderá a tese do Estudo e Interpretação das Impressões Digitais e Fatores que interferem na aptidão física dos jogadores que  estão presentes. A convite do professor Marcos,  o doutor Paulo Dantas deve vir ao Piauí ainda no primeiro semestre para ministrar um curso sobre descoberta de talentos.

Fonte: Georgeano Oliveira da Silva

Enviar por E-mail

Comentários

carregando os comentários...