Cabeça de cuia - A opção inteligente

Publicidade

Publicado em 17/04/2012 às 08h13

Contas da UFPI aprovadas pelos órgãos de controle da Administração Pública

Publicidade

Publicidade

As prestações de contas relativas aos anos de 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008 da UFPI, sob responsabilidade do reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, foram aprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Os acórdãos dos julgamentos podem ser lidos a seguir.

As contas referentes aos exercícios de 2009 e 2010 ainda estão sob análise do Tribunal. Entretanto, a Controladoria Geral da União (CGU) já emitiu o Certificado de Auditoria com a aprovação regular das contas examinadas. O exercício de 2011 passa por auditoria da CGU.

Como ocorre a verificação pelos órgãos
Anualmente, os órgãos de controle da Administração Pública (AP), como o TCU e a CGU, verificam a aplicação de dinheiro público através da prestação de contas das entidades que a compõem. O TCU é o órgão auxiliar do Congresso Nacional no exercício do controle externo e cabe a ele julgar o Processo de Contas Anuais dos administradores e demais responsáveis pela gestão de dinheiro e bens públicos.

A CGU é órgão do Poder Executivo Federal responsável por analisar os atos e fatos da gestão dos administradores públicos federais. Após a fiscalização das contas, a CGU emite o Certificado de Auditoria que serve de instrumento para o processo de prestação de contas julgados pelo TCU.

Na Universidade Federal do Piauí, o Certificado de Auditoria segue para análise do Ministro da Educação. Com base no Relatório e Certificado de Auditoria da CGU, o Ministro emite o Pronunciamento Ministerial no qual atesta o conhecimento das conclusões dos relatórios e encaminha o Processo de Contas Anual para julgamento no TCU.

Fonte: UFPI
  • Palavras Chaves:
  • UFPI

Enviar por E-mail

Comentários

carregando os comentários...