Cabeça de cuia - A opção inteligente

Publicidade

Publicado em 19/01/2014 às 08h43

Governador Wilson Martins visita obras da barragem de Tinguis

Publicidade

Publicidade

Governador Wilson Martins visita obras da barragem de Tinguis

Governador visita construção da Barragem de Tiguis em Brasileiras (Foto:Paulo Barros)

O governador Wilson Martins visitou, na tarde dessa sexta-feira (17), as obras de construção da barragem de Tinguis, localizada entre os municípios de Piracuruca, Brasileira, Batalha e Piripiri. Quando concluída, a barragem, que já tem 55% de suas obras executadas, será a maior da região Norte do estado.

Segundo Aristeu Lopes, engenheiro responsável pela obra, a barragem terá capacidade para armazenar 295 milhões de metros cúbicos de água. “Essa é uma obra de grande porte. Nessa etapa, estamos finalizando os aterros. Quando concluída, a parede terá 5 quilômetros de extensão e poderemos armazenar 295 milhões de metros cúbicos de água”, explica.

O governador Wilson Martins destaca a relevância da obra. “Estou maravilhado com a grandiosidade do projeto. Essa é uma importante obra hídrica, que se soma a várias outras que estamos executando por todo o estado. Com a barragem de Tinguis, no rio Matos, beneficiaremos a produção agrícola através de projetos de irrigação”, disse.

Ao total, serão investidos cerca de R$ 100milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), liberados através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). O Governo do Estado, através do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), custeia o orçamento de 10% da obra.

“Já foram aplicados R$45 milhões na obra e estamos esperando receber outro repasse do Governo Federal. A meta é concluir todo o projeto o mais rápido possível”, esclarece o diretor do Idepi, Elizeu Aguiar.

Fonte: Glenda Uchôa

Enviar por E-mail

Comentários

carregando os comentários...