Economia Sexta, 18 de Abril de 2014

Aposentados que ganham acima do salário mínimo terão reajuste acima da inflação


14/07/2011 - 12h11min

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão ter seus benefícios reajustados acima da inflação no próximo ano. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012, aprovada ontem pelo plenário do Congresso Nacional, prevê que o governo terá que negociar com as centrais sindicais e representantes de aposentados um índice de aumento dos benefícios.

Os trabalhadores que recebem o salário mínimo já têm garantido um aumento real, acima da inflação. Isso porque lei já aprovada cria a política de valorização do salário mínimo, que estabelece que o valor do piso será calculado com base na inflação do período, mais o PIB dos dois anos anteriores. Em 2012, o PIB a ser considerado será o de 2010, de 7,5%. Assim, o salário mínimo e os aposentados que recebem o piso previdenciário terão em 2012 reajuste entre 13% e 14%. Para 2011, a LDO também previa garantia semelhante, mas o aumento real não foi possível porque o PIB de 2009 foi negativo.

APOSENTADOS
Até terça-feira passada, não havia menção de aumento das aposentadorias e pensões no próximo ano. Mas de última hora, o senador Paulo Paim (PT-RS) conseguiu emplacar no texto a garantia de negociação. A emenda do senador petista contempla os aposentados que recebem benefícios superiores ao salário mínimo, que atualmente é de R$ 545.

Na proposta orçamentária de 2011, que foi aprovada no último ano de governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, essa previsão foi inserida no texto, mas o governo só concedeu um reajuste equivalente à inflação acumulada em 12 meses, algo próximo de 6,5%. Agora haverá nova tentativa de emplacar o reajuste acima da inflação, para atendimento de reivindicação antiga dos aposentados.

A LDO definiu ainda um prazo para que o Tribunal de Contas da União (TCU) encaminhe à Comissão Mista de Orçamento (CMO) as obras com indícios de irregularidades.

A partir da realização da auditoria no empreendimento com recursos públicos, o TCU terá 40 dias para decidir pela paralisação da obra ou retenção de recursos por indícios de irregularidades. Do total de 40 dias, 15 deles deverão ser destinados para a empresa apresentar as informações necessárias para ficar fora da lista negra do Tribunal de Contas.

Fonte: JC Online


Palavras-chave: aposentados , pensionistas , reajuste , inflação , salário mínmo


Comentários (8)

18/07/2011 - 20h59min

Recuperação de perda sálarial

A pergunta que eu fiz não foi respondida
Eu quero saber quando vai ser devolvido o nsso dinheiro que a prevdência vem nos tirando inconstituidamente, isso que eu quero saber, o resto é enganação de politicos.

Nilson Ruy Cerqueira, Nova Friburgo-RJ

19/07/2011 - 08h22min

Aumento das aposentadorias acima do teto

Realmente é necessário uma política para as aposentadorias acima do teto, pagamos uma vida sobre o que ganhavamos ou seja sobre o teto e agora temos um aumento minimo ou seja somente reposição da inflação e a cada ano perdemos mais o nosso poder aquisitivo; isto é uma injustiça para que trabalhou a vida toda pela nação.
Espero que a Presidente entenda nossa situação.

Marcos Antonio de Oliveira, Campinas-SP

13/10/2011 - 18h20min

ref.ao reajuste p/quem acima minimo

caro aposentados eu acho bom que isso aconteça porque somos mais 8 milhoes de aposentados que trabalhamos e pagaamos sobre hum salarios para ter vida digna na velhice mais não ficamos na migalha p. com a idade que temos ainda nem sabemos votar, agora nao valemos mais para nada

cirino rocha de miranda, paranatinga-MT

23/12/2011 - 21h55min

critica

se não fosse desviado verba, para outros setores.sem falar no nefasto fator previdemciario.eu não votarei mais, prisipalmente nas eleiçãos majoritaria.o trabalhador que não tem previdencia privada, quando se aposenta tem que fazer bicos vender bala nos semafaros ou pedir esmola,tou certo ou errado,,,,

ovani sobral do nascimento, rio de janeiro-RJ

28/12/2011 - 23h02min

aumento do salario

eu qr saber sobre o aumento do salario minimo dos pensionista que ganhar mais do que um salario

roquelina de oliveira ferreira, salvador-BA

03/01/2012 - 11h09min

..salario...

...BOM DIA!.Por gentileza gostaria de saber quanto por cento será o aumento para os aposentados com ganhos a cima do minimo para janeiro de 2012....desde já muito obrigado!

adalberto rodrigues godoy, São Leopoldo-RS

13/01/2012 - 23h54min

que coisa

tem dinheiro saindo por todos os ralos mas na hora de aumentar de quem trab. pagou inss ai pesa, mas o monte de ladrao que rouba o inss esses não causam rombo

renata isabel proença, caldas novas-GO

14/05/2012 - 12h48min

Salário da morte!

Como sabemos o futuro do homem na terra é a morte, entretanto, existe uma diferença entre o homem que ganha um salário justo e o que percebe uma salário miséria como este pago no Brasil. O primeiro almeja um futuro longo, ou melhor´, é laureado com vida longa, o segundo morre na flor dos anos devido o salário fome que percebe. Não existirá saúde neste país enquanto a misérias e a fome falarem mais alto. Acorda Brasil! JB.

João Batista Chagas, Brasília de Minas-MG

Comentar


feed
facebook
twitter

Desenvolva seu site - Mundi Brasil