Nacional Segunda, 21 de Abril de 2014

Escolas municipais receberão cartilhas sobre Educação Fiscal


25/02/2008 - 16h00min

Foto:Kátia Barbosa/Semcom

Os diretores e pedagogos da rede municipal de ensino participaram, na manhã de hoje (25), do lançamento da cartilha "Fique por dentro das Finanças da Prefeitura de Teresina", confeccionada pela Secretaria Municipal de Finanças – SEMF, através do Núcleo de Estudos Tributários e Educação Fiscal – NETF. A solenidade de lançamento aconteceu no Atlantic City Club e contou com a presença do prefeito de Teresina, Sílvio Mendes.

A cartilha faz parte das ações do Programa de Educação Fiscal, que tem como objetivo informar os alunos das escolas municipais sobre noções básicas a respeito das finanças da Prefeitura de Teresina. Inicialmente, serão repassadas aos alunos as informações mais elementares sobre a arrecadação da Prefeitura, como se formam as receitas e as despesas. O NETEF será responsável por realizar palestras sobre tributação e cidadania em escolas, universidades, e por realizar concursos para alunos e professores sobre temas abordados no programa.

Segundo o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, a cartilha é importante para a cidade, por ser uma forma de justiça social. "O propósito deste material é proporcionar o entendimento da função sócio-econômica dos tributos e o controle da aplicação dos recursos, para promover uma formação integral com vistas ao exercício consciente da cidadania. E a educação é o melhor caminho para conseguir alcançar este objetivo", esclareceu.

Cerca de 95.000 exemplares da cartilha serão distribuídos nas escolas municipais de Teresina. Para Washington Bonfim, secretário municipal de Educação e Cultura, o material confeccionado pelo NETEF é um conteúdo de cidadania. "Enviaremos as cartilhas para todas as escolas da rede com o intuito de mostrar para a população, em particular para as crianças, o que é recurso público, para que eles tenham noção da transparência do trabalho que é realizado pela Prefeitura", observou.

"É nosso desejo que a sociedade cobre a aplicação correta dos recursos públicos. Precisamos que as crianças alcancem uma consciência tributária assim como já existe uma consciência ambiental; já demos o primeiro passo com essas cartilhas que serão entregues nas escolas; os próximos passos ficarão a cargo de quem tem mais propriedade para educar, que são os professores; sabemos que dessa forma as crianças repassarão os conhecimentos para as suas famílias, cobrando delas mais consciência ao exigir a nota fiscal", explicou Felipe Mendes, secretário municipal de Finanças.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEMEC atua em colaboração com o NETEF. Em 2005, a SEMEC participou de uma formação com 09 disseminadores e 03 tutores, com o objetivo de participar do Programa Nacional de Educação Fiscal. Já em 2006, a Secretaria formou três turmas de disseminadores, capacitando 55 pessoas. Ano passado, duas turmas de disseminadores formaram 48 pessoas de escolas municipais e pessoas de outras cidades, com tutoria realizada pela SEMEC. Dessa forma, de 2005 a 2007, a SEMEC contou com a participação de 74 disseminadores, 03 tutores e 28 escolas municipais no Programa de Educação Fiscal.


Veja mais fotos:

Palavras-chave: prefeitura de teresina


Comentários (0)

Nenhum comentário

Comentar


feed
facebook
twitter

Desenvolva seu site - Mundi Brasil