Reduzir o consumo de refrigerantes e refrescos artificiais protege contra o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Diminuir a ingestão de vegetais tem o efeito contrário: aumenta o risco da doença.
Já a diminuição no consumo de gordura parece não afetar as chances de o problema aparecer. Os dados provêm de três estudos recentes, publicados no "Archives of Internal Medicine".
O impacto das bebidas açucaradas foi avaliado a partir de dados de quase 44 mil mulheres. Durante o estudo, 2.713 desenvolveram diabetes, e foi constatado que as que consumiam dois ou mais sucos artificiais por dia tinham 31% mais risco de ter a doença do que quem bebia esses produtos menos de uma vez por mês. Refrigerantes diet e sucos de laranja ou de toranja, porém, não foram associados ao risco.
Outro estudo, com quase 22 mil pessoas, avaliou os níveis de vitamina C no sangue dos participantes --o aumento desse índice sugere um maior consumo de vegetais. As que possuíam o nível mais alto da vitamina tinham 62% menos chance de ter diabetes do que as que tinham o nível mais baixo.
O efeito da dieta pobre em gordura foi avaliado em quase 49 mil mulheres na pós-menopausa, acompanhadas por oito anos. Cerca de 7% delas desenvolveram diabetes --o índice, porém, foi parecido entre as que tinham uma dieta normal e as que ingeriam menos gordura.
Fonte: Folha de S.Paulo
Palavras-chave: diabetes
Nenhum comentário