Gente Sábado, 19 de Abril de 2014

Dudu Braga, fillho de Roberto Carlos, estréia programa na Cultura


29/11/2008 - 12h28min

Dudu Braga se tornou cego aos 22 anos. Filho do "rei" Roberto Carlos, desde então, adotou, em relação à deficiência física, uma posição bem diferente da do pai, que perdeu uma perna na infância. Ele fala abertamente a respeito do fato de não enxergar e neste sábado estréia como apresentador de um programa de televisão sobre atividades físicas para deficientes.

"Sou de uma geração que fala sobre tudo de maneira aberta. Além disso, a visão das pessoas mudou. Antes, o deficiente era visto como escória, falava-se 'aleijado', e quem tinha deficiência escondia. Hoje existe um respeito maior. Costumo dizer que o deficiente é interessante até para o marqueteiro, porque tem um diferencial."

Produtor musical e apresentador de um programa de rádio, Dudu comandará na Cultura o "Vida em Movimento", durante oito sábados. Fará na vida real o que já experimentou na ficção.

Em 2005, foi convidado por Glória Perez para apresentar um programa dentro da novela "América", que fez merchandising social da deficiência visual, com o personagem de Marcos Frota (Jatobá). A atração fictícia se chamou "É Preciso Saber Viver", como o clássico do pai.

Dudu, que faz 40 anos em dezembro, conta ter apresentado o projeto de um programa como o mesmo nome para a Cultura, que resolveu antes exibir "Vida em Movimento", uma série de DVDs já gravada pelo Sesi. "Será uma experiência. Se der certo, podemos entrar na programação em 2009."

Além do próprio tema, outra novidade do programa é usar a audiodescrição, narração que descreve cenas para cegos.

Dudu diz que a ferramenta é "essencial para deficiente visual que não é casado". "Em casa, minha mulher faz a descrição para mim." Ele explica ser possível acompanhar alguns programas, especialmente os de humor, mais falados, mas que há obras inviáveis. "Filme europeu não dá. Iraniano, então, nem pensar", diz Dudu, bem-humorado.

VIDA EM MOVIMENTO
Quando: neste sábado, às 10h
Onde: TV Cultura
Classificação: livre

Fonte: Laura Mattos Folha de São Paulo


Palavras-chave: dudu braga , deficiencia visual


Comentários (3)

15/05/2009 - 22h34min

que tal este programa voltado para o povo.

conheso uma menina muito esforsada para comseguir seus objetivos,grasas a Deus comseguiu gravar seu primeiro cd, ove e aprsia. <object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/RZJ3pxKS5oU

Evanilde Fidencio, Belo Horizonte-MG

15/05/2009 - 22h47min

Adimiro vc e seu trabalho,escutei este cd em uma estação

gostaria de escuta ai em seu programa.<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/RZJ3pxKS5oU

Cristiana Oliveira, Belo Horizonte-MG

26/12/2009 - 18h44min

blz e assim que se deve ser!

bacana cara a sua atitude pena que seu pai ainda tenha preconceito de si proprio. voce e um cara com personalidade propria e muito autentico, felecidades...

sebastiao, Itápolis-SP

Comentar


feed
facebook
twitter

Desenvolva seu site - Mundi Brasil