Educação Segunda, 21 de Abril de 2014

Vestibular da Universidade Aberta oferece 2,5 mil vagas


25/05/2009 - 18h39min

Foto: André Leão

O governador Wellington Dias e o reitor Luís Santos Júnior lançaram, na manhã desta segunda-feira (25), no salão nobre da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o edital do concurso vestibular 2009 da Universidade Aberta. Estão sendo oferecidas 2,5 mil vagas em oito cursos e as inscrições poderão ser feitas no período de 1º a 18 de junho, somente pela internet.

De acordo com o edital, para se inscrever o interessado deve pagar uma taxa de R$ 40 em qualquer agência bancária. As provas serão realizadas em 30 polos presenciais de educação à distância, no dia 19 de julho, no horário de 8 às 13 horas. Os cursos são Química, Física, Biologia, Matemática, Administração, Filosofia, Pedagogia e Bacharelado em Sistema de Informação.

O reitor Luís Santos Júnior, ao abrir a solenidade, disse que ao visitar os polos de educação à distância no interior do Piauí ficou impressionado com a qualidade do ensino oferecido e surpreso com a vontade e o entusiasmo dos alunos. Acrescentou que os laboratórios que conheceu são um sucesso e oferecem condições para habilitação de novos cursos.

Ao anunciar a criação de mais dois cursos - Letras Português e Letras Inglês - o reitor revelou que o Ministério da Educação (MEC) vai assumir as despesas da UFPI com internet, no valor de R$ 16 mil por mês. “O Piauí oferece, hoje, o maior e o melhor projeto de educação à distância”, garante.

O governador Wellington Dias, por sua vez, disse que o Piauí está recuperando o tempo perdido na educação e já conseguiu reduzir para 23% seu índice de analfabetismo, se aproximando da média do Nordeste. Ele reconhece que o Estado ainda está longe da média brasileira, de 11%.

Wellington Dias lembrou que há bem pouco tempo o Piauí, com 222 municípios, tinha ensino médio em apenas 35 deles. “Hoje, todos os municípios piauienses contam com escolas de ensino médio e a nossa meta é levar a todos eles, até 2010, o ensino superior através da Universidade Aberta”.

Destacou também que o Piauí conta, no momento, com cerca de 80 mil alunos matriculados no ensino superior, envolvendo UFPI, Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Universidade do Vale do São Francisco (Univale), Instituto Superior de Educação Antonino Freire (Iseaf) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet), e espera chegar a 100 mil alunos em pouco tempo.

O governador defendeu a necessidade de criação de mais cursos de Administração, para preparar as pessoas para a administração pública e também para a administração privada, incentivando o empreendedorismo. “Já avançamos muito e a Universidade Federal do Piauí faz parte desse processo”, concluiu.

Para se inscrever no vestibular da Universidade Aberta do Piauí, o interessado deve acessar o endereço www.ufpi.br.

Fonte: Francisco Leal


Palavras-chave: Vestibular , Universidade Aberta , UFPI


Comentários (2)

26/05/2009 - 21h18min

informação

Os cursos oferecidos são muito bons,mas gostaria de saber se letras português já está confimado,pois é o que mais me interessa.

Deuzelina, teresina-PI

14/07/2009 - 14h15min

Prova da Uapi

Gostaria de saber se a prova da universidade aberta notificada na materia acima serão realisadas mesmo dia 19 de julho.Porque hoje é dia 14 de julho e não saio nada mas sobre essa prova,tipo como o endereço do Instituto em que realisaremos as provas ou o numero da sala..
Por favor aguardo resposta

Alanna, Teresina-pi-PI

Comentar


feed
facebook
twitter

Desenvolva seu site - Mundi Brasil