Gente Sexta, 25 de Abril de 2014

Cirurgia de Fausto Silva para redução de estômago não é regulamentada


06/08/2009 - 14h38min

Divulgação

A técnica cirúrgica de redução do estômago a que o apresentador Fausto Silva se submeteu há cerca de duas semanas não está regulamentada nem é reconhecida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e pela SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica).

Faustão anunciou em seu programa do último domingo (2) o método, mas não tem dado entrevistas sobre o assunto sob o argumento de não querer fazer apologia de um procedimento que não sabe se funciona.

Desenvolvida pelo cirurgião goiano Áureo Ludovico de Paula, a gastrectomia vertical com interposição de íleo foi desenhada para curar o diabetes tipo 2 -e não para tratar apenas a obesidade. A técnica é usada no país há cerca de seis anos e pelo menos 450 pacientes já passaram pelo procedimento.

A diferença para a cirurgia convencional está na recolocação do íleo (fim do intestino delgado) entre o duodeno e o jejuno. Ao entrar em contato com o alimento, o íleo começa a produzir GLP1 (hormônio que estimula a produção de insulina). Nos diabéticos tipo 2, a insulina está reduzida no organismo e o íleo produz pouco GLP1 porque a maior parte do alimento já foi absorvida.

Com o reposicionamento de parte do intestino, o alimento entra em contato mais rápido com o íleo, o que pode aumentar a produção do GLP1.

Fonte: BOL


Palavras-chave: Faustão , Fausto Silva , cirurgia , redução do estômago


Comentários (2)

08/11/2009 - 20h31min

sirugia de fausto silva

gostaria de saber quanto custa esta sirugia

edson pereira carneiro, jaboatao dos guararapes-PE

28/03/2010 - 15h44min

sobre a cirurgia bareatrica do faustão

Minha mãe tem diabetes tipo || muito alta, é obesa, gostaria de saber como fazer esta cirurgia bariatrica que o faustão fez, sei que ele fez no hospital albert einsten , mas quero saber se tem em outro lugar pois não temos dinheiro para fazer neste hospital chique assim.

marlenejulio dos santos, Pulinia-SP

Comentar


feed
facebook
twitter

Desenvolva seu site - Mundi Brasil