Mundo Domingo, 20 de Abril de 2014

América Latina é a região do mundo com mais violência entre os jovens


05/06/2010 - 15h37min

América Latina e Caribe são as regiões do mundo com maiores índices de criminalidade entre a população jovem, segundo o "Relatório sobre segurança cidadã e direitos humanos" da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) apresentado nesta sexta-feira em Lima.

A criminalidade juvenil, segundo o relatório, segue crescendo como "resultado de um processo que já atravessa várias décadas", e fez com que a violência tenha se tornado pela primeira vez em muitos anos a principal preocupação da população latino-americana, superando o desemprego.

Entre os dados apresentados pela CIDH, elaborados com base em análise de pedidos, casos e medidas cautelares apresentados ao organismo, assim como outros relatórios da Organização dos Estados Americanos (OEA), destaca o alto índice de homicídios.

Assim, contra 8,9 homicídios por cada 100 mil habitantes na Europa, ou os 3,4 e 5,8 das regiões do Pacífico Ocidental e Oriental, respectivamente, a América Latina apresenta uma média de 25,6.

Os dados são ainda mais preocupantes para a CIDH quando é avaliada a taxa de homicídios em jovens de entre 15 e 29 anos, onde chega a 68,9 a cada 100 mil habitantes na região latino-americana.

Além disso, e enquanto a população jovem de alta renda registra uma taxa de 21,4, nos setores de rendimentos médios e baixos o número chega a 89,7.

"Neste caso a região registra a taxa de violência mais alta do mundo, apesar de se tratar de uma tendência que acontece em plano universal", assinala o relatório apresentado em Lima.

Fonte: EFE


Palavras-chave: violência , jovens , América Latina


Comentários (0)

Nenhum comentário

Comentar


feed
facebook
twitter

Desenvolva seu site - Mundi Brasil