Cabeça de cuia - A opção inteligente

Publicidade

Publicado em 09/07/2008 às 09h52

Bita do Barão anuncia festa dos santos e orixás em Codó

Publicidade

Publicidade

O Festejo dos Santos e Orixás da Tenda Espírita de Umbanda Rainha Iemanjá, no município de Codó, do pai-de-santo e comendador da República, Mestre Bita do Barão, acontecerá de 16 a 23 de agosto com uma vasta programação.

O evento, realizado há 53 anos, deverá reunir mais de cinco mil pessoas, entre visitantes de outros estados e também de outros países. A abertura dos trabalhos, no dia 16 de agosto, será no ritmo da Mata Codoense.

No segundo dia, domingo, acontecerá a obrigação a São Lázaro, com arreada de “Acoçe” e seus comandados de falange para receberem a comida de “santo”. Depois, haverá procissão pelas ruas da cidade e, sem seguida, rodada de cura organizada pelo Cagunga-boclo Ararum.

ATIVIDADES
O festejo, um dos maiores do Maranhão, incluirá basicamente obrigações, arreadas e procissão. No dia 17, os presentes participarão das sessões de cura, benzimento e limpeza de corpo. No dia 19, haverá distribuição de seis mil brinquedos para as crianças da comunidade.

De acordo com Bita do Barão, o ponto alto do festejo será no dia 18, quando haverá, às 21h, a Grandiosa e Luxuosa Obrigação de “Tobossa”, com arreada de princesas. “O festejo é para todos. Portanto, todos estão convidados a comparecer”, disse Bita do Barão.

No encerramento, durante a festa dançante, estarão presentes alguns grupos folclóricos, a exemplo do Boi Brilho da Terra, Boi da Lua e Brilho da Mata, de Codó. Alguns grupos de bumba-meu-boi da cidade de Teresina também participarão.

  • Palavras Chaves:
  • codo

Enviar por E-mail

Comentários

carregando os comentários...