Cabeça de cuia - A opção inteligente

Publicidade

Publicado em 10/02/2010 às 14h30

FMS convoca 90 agentes de saúde aprovados em concurso

Publicidade

Publicidade

FMS convoca 90 agentes de saúde aprovados em concurso

Créditos: Costinha/SEMCOM

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) da Prefeitura de Teresina iniciou a convocação dos candidatos classificados em concurso público para o cadastro de reserva de agentes comunitários de saúde. O certame foi realizado em outubro do ano passado, e os 90 melhores classificados serão submetidos a treinamento.

Segundo a gerente de Atenção Básica da FMS, Adriana Valadares, inicialmente, estão sendo chamados os classificados que serão destinados às 414 áreas do cadastro de reserva, compreendendo 30 agentes comunitários de saúde de cada uma das três coordenadorias regionais de Saúde: Centro/Norte, Sul e Leste/Sudeste.

“Obedecendo ao edital do concurso, depois dessa primeira convocação, vamos iniciar a fase introdutória, que compreende o treinamento com carga horária de 80 horas-aula, 60 das quais presenciais e 20 de inspeção”, explica a gerente. A FMS também está comprovando os endereços, uma vez que o agente deve residir na mesma área em que vai atuar.

De acordo com Adriana Valadares, os classificados serão convocados conforme a necessidade apresentada pelas coordenadorias regionais de saúde, sempre em obediência ao critério da classificação.

O concurso foi realizado no dia 25 de outubro com o objetivo de atender as necessidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), programa desenvolvido pela FMS. De acordo com o edital, o prazo de validade do certame é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

FUNÇÕES DO AGENTE
A atribuição do agente comunitário de saúde é desenvolver atividades de prevenção de doenças e de promoção de saúde por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas aos domicílios e na comunidade

O agente trabalha sob supervisão e acompanhamento do enfermeiro instrutor-supervisor da Equipe Saúde da Família, lotado na unidade básica de saúde de sua referê

Enviar por E-mail

Comentários

carregando os comentários...