Cabeça de cuia - A opção inteligente

Publicidade

Publicado em 20/04/2010 às 13h18

FMS irá convocar candidatos aprovados no último concurso

Publicidade

Publicidade

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) da Prefeitura de Teresina, Pedro Leopoldino, vai reunir, nesta quarta-feira (21), no seu gabinete, os coordenadores das três regionais de saúde do município para discutir a questão da falta de plantonistas nos hospitais da rede. Também participarão do encontro representantes do Conselho Regional de Medicina, da Associação Piauiense de Medicina e do Sindicato dos Médicos do Piauí.

A reunião irá tratar do atual quadro de plantonistas nos hospitais municipais, além da situação do corpo técnico de funcionários que trabalham sob regime de prestação de serviços. Para o presidente da FMS, uma das primeiras providências será a convocação dos candidatos aprovados no último concurso público promovido pela Prefeitura de Teresina.

“Sabemos que a falta de plantonistas nos hospitais municipais é um problema crônico que merece rápida solução, por isso estamos chamando para esse encontro todas as partes envolvidas, inclusive representantes de entidades médicas para tentarmos uma solução conjunta”, explica Pedro Leopoldino.

Quanto à questão dos prestadores de serviço, o presidente explica que a Prefeitura de Teresina formalizou um termo de ajuste de conduta com o Ministério Público do Trabalho e tem até o dia 31 de dezembro para fazer essa substituição. “Isso será feito com a convocação dos aprovados nesse certame promovido pela Prefeitura e que está em execução por parte da Universidade Federal do Piauí para o provimento de vários cargos técnicos na FMS”, afirma.

Em uma convocação que será anunciada em breve, parte dos concursados, conforme Pedro Leopoldino, suprirá a falta de plantonistas nos hospitais municipais e outra parte vai substituir prestadores de serviço. “Estamos empenhados em oferecer para a população de Teresina um serviço de primeira qualidade, permitindo que o paciente, ao chegar a uma unidade de saúde, receba a assistência necessária e não volte para casa sem esse atendimento”, ressalta o presidente da FMS.

Concurso
Recentemente, a FMS promoveu concurso público com três editais. A primeira prova foi realizada no dia 14 de março deste ano, para 102 vagas distribuídas entre clínico geral plantonista, cirurgião geral plantonista, médico ESF, pediatra plantonista, pediatra ambulatorial, dermatologista, endocrinologista, gineco-obstetra ambulatorial, médico do trabalho, neurologista, neuropediatra, psiquiatra, ultrassonografista e urologista. Nesse mesmo dia, fizeram provas candidatos para 32 vagas de assistente social, biólogo, fisioterapeuta, enfermeiro ESF e dentista.

A segunda prova, realizada no dia 28 de março,foi destinada para o provimento de 43 vagas entre enfermeiro plantonista, enfermeiro, nutricionista, farmacêutico, psicólogo e educador físico. Já a terceira prova, aplicada no último domingo, dia 18, servirá para o preenchimento da oferta de 163 vagas distribuídas para os cargos de técnico em enfermagem, técnico em patologia clínica, técnico em saneamento, técnico em contabilidade, técnico em radiologia, auxiliar de inspeção de alimentos, auxiliar de administração, auxiliar de saúde bucal e auxiliar de patologia clínica.

Outro concurso para cadastro de reserva, realizado no ano passado, vem servindo para suprir carências nas equipes de agentes de saúde da família; e a convocação ocorre conforme necessidades de cada microárea de Teresina.

Enviar por E-mail

Comentários

carregando os comentários...